close

Com piora do cenário global, Ibovespa acumula queda de 4,67% na semana

Índice acelera perdas e fecha a sexta-feira a 111.077 pontos, depois de indicação de aperto monetário mais forte nos EUA

Cotações

Piora do cenário ocorreu após Fed indicar ciclo acelerado de alta dos juros nos EUA | Fonte: Getty Images

A volta do feriado não trouxe bons ventos para os mercados mundiais. A indicação de que o Federal Reserve (Fed) irá ser mais austero na condução da política monetária fez com que as bolsas pelo mundo caíssem nesta sexta-feira. Com o Ibovespa, principal índice da B3, não foi diferente.

O Índice iniciou a sessão aos 114 mil pontos, mas acelerou a baixa e caiu mais de 2%. O Ibovespa fechou a sexta-feira a 111.077 pontos, um recuo de 2,86%. Na semana, o índice caiu 4,67%.

Saiba mais

O dólar também foi afetado pelo ambiente internacional desfavorável e, depois de cair durante a semana a moeda americana reverteu a tendência e fechou a sexta-feira em alta de 4%, batendo os R$ 4,80. Na semana a evolução da divisa foi de 2,28%.

A piora do cenário global ocorreu depois da fala do presidente do Fed, Jerome Powell na quinta-feira. O executivo disse que um aumento de 0,50 ponto percentual na taxa de juros americana estará em discussão na próxima reunião da instituição marcada para os dias 3 e 4 de maio.

Com a inflação atingindo cerca de três vezes a meta de 2% do Fed, “é apropriado avançar um pouco mais rapidamente”, disse Powell em uma discussão sobre a economia global nas reuniões do Fundo Monetário Internacional. “Cinquenta pontos básicos estarão na mesa para a reunião de maio.”

Marcelo Oliveira, CFA e fundador da Quantzed, disse que era esperado esse recuo no Ibovespa nesta sexta-feira, pois, o mercado está repressificando a inflação para este ano e para 2023, com a indicação de aceleração do ciclo de alta dos juros nos Estados Unidos e a desaceleração da China.

“Isso fez um movimento de rotação, com os investidores saindo de empresas de commodities”, disse Oliveira. “As mineradoras e até mesmo as petroleiras apresentaram queda com o indício de desaceleração da China, que é a locomotiva do crescimento mundial.”

Na quinta-feira, a Fitch reduziu sua previsão de crescimento do PIB em 2022 para a China de 5,2% para 4,5% e agora espera um crescimento do consumo privado em 4,5%, em comparação com 6,0% previstos anteriormente. A meta do governo chinês é de um crescimento de 5,5% esse ano.

Os papeis da Vale caíram 6,15% e os da Petrobras, o PETR4 recuaram 4,18%

O Ibovespa também foi afetado pelo mercado interno. Segundo Oliveira, as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de que haverá mais uma alta de 1 ponto percentual na próxima reunião pesaram principalmente em papeis locais. Hoje, a Selic está em 11,75% ao ano.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra