close

Com PEC da transição aprovada, Bolsa acumula alta de 6,65% na semana

Com PEC da transição desidratada promulgada pelo Congresso Nacional, Ibovespa acelera e fecha a semana em 109.697 pontos

Painel da bolsa de valores

Bolsa tem desempenho positivo na semana com alívio na política brasileira | Foto: Getty images

Na semana em que o Congresso aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da transição e o orçamento para 2023, a Bolsa fechou disparou e poucas ações fecharam o período em queda. Ibovespa fechou a 109.697 pontos na sexta-feira e acumulou alta de 6,65% na semana.

“A PEC com um prazo menor e num tamanho dentro do esperado pelo mercado e nesta sexta-feira uma leitura de IPCA-15 abaixo da expectativa ajudaram a impulsionar o Ibovespa”, disse Cauê Pinheiro, estrategista do Banco Safra.

Saiba mais

Na quinta-feira, a PEC foi promulgada e agora o novo governo tem até o primeiro trimestre de 2023 para apresentar o novo arcabouço fiscal do país. O valor extrateto ficou estabelecido em R$ 145 bilhões e foi aprovado somente por um ano.

Originalmente, o novo governo pretendia excluir o Bolsa Família da regra do teto de gastos por quatro anos ou mesmo indefinidamente, mas as negociações para a aprovação do texto no Senado já haviam reduzido a validade da proposta para dois anos.

Já nesta sexta-feira, foi divulgada a prévia da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA- 15), ficou em 0,52% em dezembro, informou nesta sexta-feira (23) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, o índice fechou o ano de 2022 com variação acumulada de 5,90%, menor taxa em 20 meses.

Com o bom momento do cenário macroeconômico, Pinheiro explicou que isto ajudou no “fechamento da curva de juros” e, consequentemente, papéis de empresas ligadas à cena doméstica.

Segundo ele, nesta semana a parte média da curva de juros fechou em 12,90 e há sete dias era de 13,50.

As ações da CVC com alta de 28,69%, Via Varejo que subiu 34,03%, Americanas com evolução de 24,90%, estão entre os melhores desempenhos da semana. Completam o ranking a Gol e a Qualicorp com ganhos de 23,33% e 20,35%, respectivamente.

No lado negativo, papéis das empresas exportadoras se destacaram. Suzano perdeu 5,64%, Usiminas, 5,58%, Gerdau 4,87% e Metalúrgica Gerdau, 4,09%.

“Suzano recuou por causa da queda do dólar na semana e por ser um papel com perfil mais defensivo”, disse Pinheiro. “Gerdau e Metalúgica Gerdau subiram muito nos últimos tempos e houve realização de lucros.”

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra