Credit Suisse garante que tem capital sólido e liquidez
Comunicado do CEO do banco, Ulrich Koerner, fala em 'momento crítico' antes de restruturação e atribui queda de ações a 'histórias que circulam na mídia'
02/10/2022O CEO do Credit Suisse, Ulrich Koerner, divulgou um comunicado interno informando que o banco tem capital sólido e liquidez. Ao mesmo tempo, anuncia que a instiuição encontra-se em um “momento crítico” enquanto se prepara para uma nova reformulação.
Koerner pede aos empregados para não confundirem o desempenho do preço da ação no “dia a dia” com “a forte base de capital e posição de liquidez” da instituição. As ações caíram a um piso recorde nos últimos dias, diante de “histórias que circulam na mídia”, conforme o comunicado define as preocupações do mercado com a situação do banco.
Saiba mais
- As ações e setores em destaque para quem deseja investir no Brasil
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O Credit Suisse prepara uma ampla reestruturação do seu banco de investimento, numa tentativa de fazê-lo voltar a ser rentável após uma série de escândalos, informou a Reuters..
Embora reconheça que há muita incerteza e especulação tanto dentro como fora do banco, o CEO disse que divulgará atualizações regulares à equipe até os resultados de sua revisão estratégica, em 27 de outubro, de acordo com o memorando visto pela Bloomberg e confirmado por um porta-voz do Credit Suisse.
Koerner pediu à equipe que permaneça disciplinada e próxima dos clientes, apesar de toda a atenção que o banco está atraindo por parte da mídia.
“Eu sei que não é fácil manter o foco em meio às muitas histórias que você lê na mídia – em particular, dadas as muitas declarações factualmente imprecisas que estão sendo feitas. Dito isso, confio que você não está confundindo nosso desempenho diário do preço das ações com a forte posição de capital e liquidez do banco”, diz o comunicado.
Credit Suisse prepara anúncio de reestruturação
O banco havia informado na segunda-feira que estava avançando com sua revisão que inclui potenciais alienações e vendas de ativos. Citando pessoas familiarizadas com a situação, a Reuters informou na semana passada que o Credit Suisse estava sondando investidores por dinheiro novo enquanto tenta uma revisão radical de seu banco de investimento.
“Estamos em processo de reformulação do Credit Suisse para um futuro sustentável de longo prazo – com potencial significativo para a criação de valor. Dada a franquia profunda que temos, com um foco de longa data em servir alguns dos empreendedores mais bem sucedidos do mundo, estou confiante de que temos o que é preciso para ter sucesso”, escreveu Koerner no memorando.
As ações do Credit Suisse, que caíram mais da metade este ano para tocar mínimas recordes, ganharam 3,9% na sexta-feira para fechar em 3,976 francos suíços.