Dados de inflação e ata do Copom devem movimentar o mercado esta semana
O mercado estará atento ao IPCA-15 e ao PCE dos EUA, além da reunião do CNM para definir as metas de inflação no Brasil
26/06/2023A agenda desta semana estará mais recheada tanto no Brasil quanto no exterior. Por aqui, na terça-feira, será divulgada a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em que se decidiu, pela sétima vez consecutiva, pela manutenção dos juros em 13,75% ao ano.
O documento irá trazer a visão da autoridade monetária sobre a persistência de incertezas em relação ao arcabouço fiscal, a evolução do cenário externo, a dinâmica do crédito doméstico.
Saiba mais
- Bolsa vai ganhar impulso e ações ligadas à economia doméstica saem na frente
- Os melhores fundos de investimento do mercado listados no ‘Guia Valor’
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Também na terça-feira, será divulgado a prévia da inflação, o IPCA-15. O consenso do mercado prevê estabilidade na comparação mensal, levando a taxa anual a 3,39%.
Na quarta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai definir a meta de inflação para o Brasil em 2026 e deve reafirmar a dos anos de 2024 e 2025.
Nesta semana também será marcada pela divulgação de dados de empregos no Brasil. Na quinta, sai o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a expectativa do mercado é que 185 mil empregos tenham sido criados em maio.
Já a PNAD Contínua, que será divulgada na sexta, deve apresentar uma queda na taxa de desemprego, de 8,5% para 8,3%.
Nos Estados Unidos, na sexta-feira, será divulgado o PCE, índice de preços de gastos com consumo nos Estados Unidos, e a expectativa do mercado é para uma variação mensal de 0,4% no núcleo do indicador de maio, na comparação com abril, levando a taxa de 12 meses a 4,7%.