close

Dados de inflação e ata do Copom devem movimentar o mercado esta semana

O mercado estará atento ao IPCA-15 e ao PCE dos EUA, além da reunião do CNM para definir as metas de inflação no Brasil

Investidor analisa gráfico do mercado financeiro

Dados de empregos de maio também são destaque na agenda desta semana | Foto: Getty Images

A agenda desta semana estará mais recheada tanto no Brasil quanto no exterior. Por aqui, na terça-feira, será divulgada a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em que se decidiu, pela sétima vez consecutiva, pela manutenção dos juros em 13,75% ao ano.

O documento irá trazer a visão da autoridade monetária sobre a persistência de incertezas em relação ao arcabouço fiscal, a evolução do cenário externo, a dinâmica do crédito doméstico.

Saiba mais

Também na terça-feira, será divulgado a prévia da inflação, o IPCA-15. O consenso do mercado prevê estabilidade na comparação mensal, levando a taxa anual a 3,39%.

Na quarta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai definir a meta de inflação para o Brasil em 2026 e deve reafirmar a dos anos de 2024 e 2025.

Nesta semana também será marcada pela divulgação de dados de empregos no Brasil. Na quinta, sai o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a expectativa do mercado é que 185 mil empregos tenham sido criados em maio.

Já a PNAD Contínua, que será divulgada na sexta, deve apresentar uma queda na taxa de desemprego, de 8,5% para 8,3%.

Nos Estados Unidos, na sexta-feira, será divulgado o PCE, índice de preços de gastos com consumo nos Estados Unidos, e a expectativa do mercado é para uma variação mensal de 0,4% no núcleo do indicador de maio, na comparação com abril, levando a taxa de 12 meses a 4,7%.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra