Para prevenir surto de gripe aviária, Rio Grande do Sul veta eventos com aves
Torneios de canto e exposições de pássaros nativos e exóticos estão proibidos por três meses no Rio Grande do Sul
23/02/2023Como forma de prevenção ao risco de entrada, no Brasil, do vírus da gripe aviária, o Estado do Rio Grande do Sul decidiu suspender, por 90 dias a partir de 17 de fevereiro, todos os torneios de canto e exposições de pássaros nativos e exóticos, mesmo aqueles que já tinham autorização emitida.
Conforme nota da Secretaria de Agricultura gaúcha, também foi suspenso, pelo mesmo período, todo e qualquer encontro de criadores de aves.
Saiba mais
- Vaca louca: caso no Pará é confirmado e exportação para a China é suspensa
- Banco Safra tem lucro recorde de R$ 2,2 bilhões
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretor
“A medida atende à Instrução Normativa 1/2023, emitida de forma conjunta entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), como forma preventiva à gripe aviária”, cita a pasta.
Embora tenham sido registrados casos de gripe aviária de alta patogenicidade em países vizinhos, como Argentina e Uruguai, o Brasil ainda é livre da doença. Diante disso, o governo gaúcho disse ter aumentado a vigilância e as medidas preventivas, “já que a exposição às aves silvestres migratórias infectadas é o principal fator de risco de transmissão para as aves domésticas”. (AE)