close

Bolsa surpreende, mas busca por proteção cresce

Em busca de equilíbrio nos investimentos em momento de incerteza, a recomendação é utilizar parte dos ganhos recentes para comprar estruturas de proteção

investimentos

A tendência de valorização do Ibovespa continua, pela força das commodities | Foto: Getty Images

Na semana passada, apesar de mais curta por causa do feriado de Carnaval, o Brasil manteve a tendência de alta, puxada pelos preços cada vez mais esticados das commodities e o fluxo estrangeiro que continua forte. Enquanto o S&P caiu 1,27% e os mercados emergentes 2,31%, o MSCI Brasil subiu 3,1%. Nem mesmo o aumento das tensões geopolíticas foi capaz de frear o entusiasmo dos investidores.

Em um cenário onde a maioria das matérias primas batem suas máximas históricas e o mundo permanece receoso com os conflitos no leste europeu, a tese de que o Brasil é um ótimo lugar para alocação de capital torna-se cada vez mais frequente e, por que não, óbvia.

Saiba mais

Enquanto os países desenvolvidos começarão a aumentar suas taxas de juros, o Brasil antecipou o movimento no ano passado.

A economia brasileira é muito baseada em commodities, que estão valorizadas e tendem a continuar assim. Não só pela guerra, mas pelos problemas na cadeia de suprimentos que vemos desde o início da crise sanitária. Em termos técnicos, o Ibovespa está barato. As quedas do ano passado trouxeram os preços da maioria das ações a níveis extremamente atraentes.

O clima é péssimo e o mundo quer fugir do epicentro da guerra. Nossa distância geográfica conforta os investidores nesse momento.

Os argumentos acima são corroborados pelo desempenho da bolsa e pelo enorme fluxo de dinheiro vindo do exterior para o Brasil. O Ibovespa sobe, ações ligadas às commodities explodem, o real valoriza e a euforia aumenta a cada pregão. A visão para o futuro continua bastante construtiva e existem muitas oportunidades pela frente. Permanecer comprado em Brasil parece fazer bastante sentido.

Apesar do ótimo momento, nunca podemos esquecer que o mercado está em constante precificação. Enquanto algumas variáveis são passíveis de interpretação, outras assumem um caráter completamente aleatório, tornando o futuro imprevisível.

Na incansável busca por uma carteira equilibrada e que possa oferecer um retorno positivo no longo prazo, o Safra reforça que em momentos como esse a busca por proteção é crucial. Utilizar parte dos ganhos auferidos recentemente para comprar estruturas de proteção nos parece uma ideia prudente.

Sugestões para investir no momento atual:

1) Compra de uma trava de baixa em BOVA11 com strikes 100%/80% e vencimento para dezembro/22. O investidor paga apenas 5,0% pela proteção de 20%.

2) Compra de uma opção de venda com strike 100%, knockout no 65% e vencimento para dezembro/22. O investidor paga 3,5% e possui 100% de proteção para uma queda de até 35%.

Ambas as estruturas oferecem fortes proteções contra a queda, mas destinadas a ambições diferentes. Aos investidores interessados, recomendamos que entrem em contato com a Safra Corretora para discutir qual a melhor alternativa.

Vale ressaltar que esse movimento vem crescendo entre os investidores institucionais.

Uma ótima semana a todos e bons negócios!

Abra sua conta

Marcel Todeschini de Assunção - Mesa de Estratégia – Banco Safra

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra