Inflação na zona do euro sobe 10,7% em outubro
O resultado da leitura preliminar do CPI significa uma aceleração, após a alta de 9,9% vista em setembro, e também superou a estimativa do mercado de alta de 10%
31/10/2022
Já o PIB da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre na comparação com o segundo | Foto: Getty Images
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro cresceu 10,7% em outubro, na comparação anual, na leitura preliminar publicada nesta segunda-feira, 31, pelo instituto oficial de estatísticas da União Europeia, o Eurostat.
O resultado significa uma aceleração, após a alta de 9,9% vista em setembro, e também superou a previsão de alta de 10,0% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. A alta mensal do CPI foi de 1,5% em outubro.
Saiba mais
- Small Caps: oito ações com potencial de longo prazo
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 5,0% em outubro, na comparação anual, com ganho mensal de 0,6%. Em setembro, a alta anual do núcleo do CPI havia sido de 4,8%.
Já o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre na comparação com o segundo, informou nesta segunda-feira, 31, o Eurostat. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam avanço menor, de 0,1%.
Na comparação anual, o crescimento do PIB no terceiro trimestre foi de 2,1%, em linha com o esperado pelos analistas.
No segundo trimestre, o PIB da zona do euro havia registrado crescimento de 0,8% ante o trimestre anterior e de 4,3% na comparação anual.
O resultado divulgado nesta segunda-feira representa, portanto, uma desaceleração nas duas leituras. (AE)

