close

A invasão da Ucrânia e os impactos para os mercados

Fluxo de recursos destinado a mercados emergentes saindo de Rússia e vindo para o Brasil pode favorecer o Ibovespa

Ucrânia é grande produtora de gás e petróleo, além de trigo, potássio e alguns metais como alumínio, paládio e níquel

Países do Ocidente devem responder ao ataque da Rússia à Ucrânia com retaliações, impondo duras sanções contra a economia russa. Os Estados Unidos devem se reunir com outros países para lidar com a situação e podem anunciar novas medidas para dificultar a situação financeira da Rússia.

Num primeiro momento, o Banco Safra não espera que outros países entrem em conflito direto, uma vez que não interessa às principais potencias do mundo uma guerra, que só prejudicaria a situação econômica mundial. Porém, como a incerteza é grande, esse risco não pode ser 100% descartado.

Saiba mais

Como a região da Rússia e Ucrânia é grande produtora de gás e petróleo, além de trigo, potássio e alguns metais como alumínio, paládio e níquel, e grande parte dessa produção é exportada para diferentes regiões do mundo, eventuais sanções ou interrupções no fornecimento poderiam afetar o mundo inteiro, que depende dessas commodities.

Já é possível notar uma forte alta no preço das commodities, com petróleo subindo bem, e os preços de grãos, como milho e trigo, também reagem em alta.

Impacto da invasão da Ucrânia favorece bancos, seguradoras e empresas de commodities

É uma situação complicada, pois o mundo já enfrentava uma forte pressão inflacionária, com os produtores de petróleo tendo dificuldade em elevar a produção da commodity de um modo que fizesse frente ao aumento de demanda. O conflito bélico pode agravar esse quadro.

Além da incerteza que afeta os mercados de risco, a inflação mais alta no mundo pode significar a necessidade de juros mais altos, o que vai prejudicar a atividade econômica global.

Diante de tal cenário, para quem quer se posicionar em renda variável, o Safra sugere uma exposição a empresas de valor, que negociam a múltiplos mais baixos, como bancos e seguradoras e a empresas de commodities, que podem se beneficiar dessa alta de preços.

Adicionalmente, podemos ver continuidade do fluxo de recursos destinado a mercados emergentes saindo de Rússia e vindo para o Brasil, fator que poderia contribuir para a performance do Ibovespa em termos relativos.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra