A invasão da Ucrânia e os impactos para os mercados
Fluxo de recursos destinado a mercados emergentes saindo de Rússia e vindo para o Brasil pode favorecer o Ibovespa
24/02/2022Países do Ocidente devem responder ao ataque da Rússia à Ucrânia com retaliações, impondo duras sanções contra a economia russa. Os Estados Unidos devem se reunir com outros países para lidar com a situação e podem anunciar novas medidas para dificultar a situação financeira da Rússia.
Num primeiro momento, o Banco Safra não espera que outros países entrem em conflito direto, uma vez que não interessa às principais potencias do mundo uma guerra, que só prejudicaria a situação econômica mundial. Porém, como a incerteza é grande, esse risco não pode ser 100% descartado.
Saiba mais
- Rússia invade a Ucrânia e inicia guerra; preço do petróleo sobe
- Desafios de 2022: como aproveitar as oportunidades e riscos
- Cenário para o segundo semestre é de recuperação, afirma Joaquim Levy
Como a região da Rússia e Ucrânia é grande produtora de gás e petróleo, além de trigo, potássio e alguns metais como alumínio, paládio e níquel, e grande parte dessa produção é exportada para diferentes regiões do mundo, eventuais sanções ou interrupções no fornecimento poderiam afetar o mundo inteiro, que depende dessas commodities.
Já é possível notar uma forte alta no preço das commodities, com petróleo subindo bem, e os preços de grãos, como milho e trigo, também reagem em alta.
Impacto da invasão da Ucrânia favorece bancos, seguradoras e empresas de commodities
É uma situação complicada, pois o mundo já enfrentava uma forte pressão inflacionária, com os produtores de petróleo tendo dificuldade em elevar a produção da commodity de um modo que fizesse frente ao aumento de demanda. O conflito bélico pode agravar esse quadro.
Além da incerteza que afeta os mercados de risco, a inflação mais alta no mundo pode significar a necessidade de juros mais altos, o que vai prejudicar a atividade econômica global.
Diante de tal cenário, para quem quer se posicionar em renda variável, o Safra sugere uma exposição a empresas de valor, que negociam a múltiplos mais baixos, como bancos e seguradoras e a empresas de commodities, que podem se beneficiar dessa alta de preços.
Adicionalmente, podemos ver continuidade do fluxo de recursos destinado a mercados emergentes saindo de Rússia e vindo para o Brasil, fator que poderia contribuir para a performance do Ibovespa em termos relativos.