Opções para investir com segurança na Bolsa em meio à volatilidade
Relatório semanal do Safra traz a visão sobre a economia brasileira e mostra uma maneira eficiente de investir em ações
07/06/2022O grande número da última semana foi o resultado do PIB do Brasil. O crescimento no primeiro trimestre ficou um pouco abaixo da estimativa do Safra, mas, ainda assim, colocou um viés de alta na projeção do banco para este ano de 2022, que atualmente é de 0,8%.
Em relatório semanal (íntegra aqui), o Safra explica que a estimativa se embase no chamado carregamento estatístico gerado pelo resultado. Isto é, se a economia apenas sustentasse o nível anunciado na semana passada, o crescimento do ano seria de cerca de 1,5%.
Saiba mais
- Carteira recomendada: como funciona e por que vale a pena investir
- Novo COE traz segurança para investir no mercado de celulose
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Avaliando os componentes do PIB pelo lado da oferta, a agropecuária ficou abaixo do esperado, já que a antecipação da colheita de soja foi ofuscada pela seca na região Sul, que afetou a própria soja e o arroz.
Com isso, a retração de quase 1% do setor foi o maior responsável para o desvio na projeção do Safra para o PIB.
Já pela ótica da demanda, como esperado, o setor externo foi o grande impulsionador do PIB, em virtude da alta de 5% das exportações, puxada pelo embarque da soja.
Além disso, as importações recuaram 4,6%, refletindo a alta de preços e escassez de produtos nos mercados internacionais.
O consumo das famílias, por sua vez, continuou a dinâmica de recuperação, provavelmente refletindo a antecipação do abono salarial e reabertura da economia. No entanto, o consumo ainda não voltou ao patamar pré-pandemia, em meio à queda da renda por conta da inflação.
Mas de modo geral, o Safra pondera que a retirada dos estímulos temporários e os efeitos do aperto das condições financeiras devem amortecer o crescimento da atividade, podendo até levar a alguma contração no segundo semestre.
Investir na Bolsa
Os desdobramentos do cenário econômico são difíceis de prever. E ainda mais complexo é calcular a repercussão dos eventos sobre cada negócio. Por isso, o investimento em Bolsa pode ser mais bem-sucedido se conduzido por uma análise especializada.
O relatório semanal destaca que um bom exemplo que reforça essa visão é o desempenho da Safra Top 10 Ações (aqui), carteira recomendada elaborada pelos analistas da Safra Corretora.
A partir da seleção criteriosa de cada ação, considerando a solidez das empresas e as perspectivas para seus resultados, a carteira já acumula valorização de 21% no ano, considerando o fechamento do mês de maio. No mesmo período, o Ibovespa sobe apenas 7%.
Desde o lançamento, a carteira já apresenta retorno de mais de 250%, contra 92% do índice.
Neste mês de junho, a composição do portfólio mudou, com a entrada da operadora ferroviária Rumo e da empresa de energia elétrica Equatorial.
Os clientes do Safra podem contratar a execução automática das atualizações e rebalanceamentos da carteira recomendada, que podem ser realizadas mensalmente.
E como estamos no mês do meio ambiente, vale dizer que a Safra Corretora também divulga mensalmente a Carteira ESG (aqui), uma sugestão que traz nomes de destaque em práticas de governança e responsabilidade socioambiental.