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MRV tem resultados de vendas e lançamentos mais fracos

As vendas da MRV atingiram R$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre, com queda de 27,4% explicada pelos preços de venda mais altos

MRV Sede

Os números de lançamentos mais fracos foram resultado de um novo mix de produtos da MRV no primeiro trimestre | Foto: Divulgação

A construtora MRV divulgou sua prévia operacional para o primeiro trimestre, que mais uma vez se refletiu em lançamentos e vendas pouco inspiradoras em seu core business no Brasil, que por sua vez foi parcialmente compensado por mais um projeto (“Coral Reef ”) desenvolvido por sua subsidiária americana, a AHS.

Os lançamentos da MRV & Co representaram R$1,7 bilhão, alta de 1,4% no comparativo anual, em VGV (valor geral de vendas) líquido está em linha com o mesmo período do ano passado, mas com contração de 46,5% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

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Os números de lançamentos mais fracos foram resultado de um novo mix de produtos da MRV, 38,5% menor ano contra ano e queda de 51,4% no comparativo trimestral, em meio ao ambiente de inflação mais pesada, resultando em um aumento de 9,8% no comparativo trimestral e 22,9% ano contra ano no preço médio de venda.

As vendas contratadas líquidas atingiram R$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre, representando uma contração de 27,4% no trimestre, explicada principalmente pelos preços de venda mais altos da MRV no Brasil e queda de 71,3% no AHS no trimestre, uma vez que vendeu 2 empreendimentos no último trimestre.

A empresa registrou um aumento no consumo de caixa no primeiro trimestre, uma vez que o segmento core da MRV queimou R$354 milhões em caixa ante R$ 250 milhões no quarto trimestre de 2021, apesar dos R$ 66 milhões em recebíveis vendidos no trimestre.

Segundo a MRV, a Urba foi a única empresa que apresentou geração de caixa no trimestre, de R$ 102 milhões, pois também se beneficiou dos R$ 104 milhões de recebíveis vendidos.

Apesar dos resultados negativos, o Banco Safra mantém a recomendação de compra para MRVE3. Embora a MRV Brasil deva continuar sofrendo os impactos mais fortes da inflação no curto prazo, segundo o banco, ainda é uma das empresas mais bem posicionadas para atuar no segmento de baixa renda, além de representar um porto seguro para desempenhar o papel de uma opção dentro da construção residencial, pois a empresa apresenta um mix de portfólio equilibrado, com grande flexibilidade para atuar nos segmentos de média e média/baixa renda.

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