Nasa adia lançamento da missão Artemis 1 para a Lua
Foguete não tripulado será enviado dos Estados Unidos ao satélite natural para realizar testes com vista ao envio de humanos em 2024
29/08/2022A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, adiou o lançamento do foguete da missão Artemis 1, com destino à Lua, que aconteceria nesta segunda-feira, 29.
O nave que seria enviada ao espaço é a Space Launch System (SLS) na cápsula Orion. A partida foi suspensa devido ao mau funcionamento do motor do estágio principal. Conforme a Nasa, a próxima tentativa será na sexta-feira, 2 de setembro.
Saiba mais
- Robô da Nasa descobre sinais de micróbios de bilhões de anos em Marte
- Nasa inicia preparativos para mandar nova missão à Lua
- Nasa divulga fotos captadas pelo telescópio James Webb
O lançamento teria transmissão ao vivo pelo YouTube (vídeo no canto direito superior), na página da Nasa na plataforma de vídeos.
Esta será a primeira missão da instituição em décadas e não terá tripulantes a bordo. A expectativa é que a operação dure de quatro a seis semanas.
O lançamento acontecerá do Centro Espacial John F. Kennedy, no Estado americano da Flórida.
O objetivo da missão Artemis 1 é realizar testes de risco na órbita do satélite natural da Terra, já tendo em vista a missão Artemis 2, que deve levar humanos à Lua em 2024.
No domingo, 28, a Nasa lançou a ferramenta Artemis Real-time Orbit Website (AROW), onde os espectadores podem consultar as informações da missão em tempo real. As informações estarão disponíveis um minuto após a decolagem da missão.