Número de clientes de planos de saúde cresce 2,4% em um ano
Unimed e Amil crescem mais e deixam Bradesco Saúde e Hapvida para trás, segundo avaliação setorial do Banco Safra sobre planos de saúde
06/07/2023O número de associados de planos de saúde atingiu 50,7 milhões em maio, o que representa um acréscimo de 67 mil no mês e 262 mil no acumulado do ano.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou dados sobre a adesão aos planos privados de saúde em maio. As adições líquidas foram de 67 mil, levando a base a crescer 2,4% em relação ao ano anterior e 0,1% em relação ao mês anterior, com destaque positivo para as regiões Centro-Oeste e Sul, que juntas registraram adições líquidas de 42 mil (62% do total).
Saiba mais
- Dez melhores ações para investir no mês de julho
- As melhores aplicações financeiras em julho para o seu perfil de investidor
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Além disso, o sistema Unimed e a Amil foram os destaques positivos entre as principais operadoras de saúde brasileiras (+120 mil e +25 mil adições líquidas, respectivamente), enquanto a Bradesco Saúde e a Hapvida foram as retardatárias, com -74 mil e -63 mil adições líquidas, respectivamente.
Planos de saúde crescem com melhora do emprego
O desempenho positivo geral do setor já era amplamente esperado devido à força contínua do mercado de trabalho.
Com relação ao resultado individual das empresas, o desempenho inferior da HAPV já era esperado, uma vez que a empresa está altamente focada em melhorar sua sinistralidade (MLR) por meio de maiores aumentos de preços, estratégia que tende a valorizar a companhia, segundo avaliação dos especialistas do Banco Safra.