close

As melhores aplicações financeiras em julho para o seu perfil de investidor

Confira as recomendações de investimentos para o mês de julho indicadas para cada perfil de investidor, do ultraconservador ao dinâmico

Safra report

O Safra reforça a recomendação de diversificação de investimentos entre todas as classes – da renda fixa pós-fixada aos fundos imobiliários, passando pelas alocações Internacionais | Foto: Getty Images

O relatório mensal do Banco Safra com recomendações de investimentos destaca as melhores alternativas para o mês de julho. Segundo o Safra Report, as classes renda fixa + inflação (investimentos que remuneram o investidor com a variação do IPCA somado a uma taxa prefixada) estão entre as melhores opções, assim como as ações de empresas brasileiras.

O banco informou que o seu Comitê de Alocação vem aumentando o percentual de exposição a essas classes há alguns meses. A decisão se baseia no cenário atual da economia e no potencial de retorno dessas alternativas de investimento, superior às demais opções no momento.

As recomendações de investimentos do Safra são direcionadas para quatro perfis de investidor: ultraconservador, conservador, moderado e dinâmico. O documento está disponível neste link.

Saiba mais

A avaliação do perfil de investidor ajuda a entender três aspectos fundamentais:

  1. Capacidade para investir, considerando o equilíbrio entre renda, despesa, poupança e reservas atuais,
  2. Tolerância às oscilações nos valores dos investimentos e
  3. Conhecimento e experiência com investimentos. 

A combinação ponderada desses aspectos classifica o investidor em um dos quatro perfis abaixo: 

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, o Safra entende que existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, o Safra entende que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.

Os especialistas do Safra reforçam a recomendação de diversificação de investimentos entre todas as classes – da renda fixa pós-fixada aos fundos imobiliários, passando pelas alocações Internacionais.

O banco informa que os seus portfólios são desenvolvidos prezando o equilíbrio entre todas as classes de ativos buscando a capacidade de capturar as boas oportunidades com as devidas proteções contra a materialização dos riscos previstos e imprevistos.

Baixe a íntegra do Safra Report do Banco Safra para julho de 2023.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra