Preço do petróleo pode aliviar inflação global
Safra Weekly traz a análise do comportamento do preço do petróleo e opções de investimentos internacionais em tecnologia
23/11/2021Ao analisar o forte ritmo da inflação ao redor do mundo, um dos fatores de pressão que merece destaque é o aumento das cotações internacionais de commodities, como o petróleo.
O item está entre os principais que tem gerado um impacto relevante nos preços dos combustíveis, por exemplo.
Saiba mais
- Joaquim Levy analisa o mercado global de carbono definido na COP-26
- Petrobras e Vale farão pagamentos recordes de R$ 136 bilhões em dividendos
- Acompanhe as análises do Banco Safra pelo canal do Telegram
Sobre esse tema, o Banco Safra monitora a provável queda no preço do petróleo nos próximos meses, o que traria um alívio para a inflação em diversos países.
Isso porque, no mês passado, a produção mundial de petróleo atingiu 99 milhões de barris por dia, mesmo nível do consumo.
Antes disso, havia mais de um ano que a oferta se encontrava abaixo da demanda, levando a uma redução dos estoques e pressionando o preço do produto.
Esse reequilíbrio está associado à maior oferta vista nos Estados Unidos, uma vez que os países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) continuam a seguir o acordo que limita o aumento da produção.
Olhando à frente, o crescimento do PIB global em torno de 4% no ano que vem deve elevar a demanda pela commodity.
No entanto, isso deve ser compensado pela significativa capacidade ociosa da indústria de petróleo atualmente, bem como pelo fim do acordo da Opep.
Investimentos internacionais
Em relação aos investimentos, os principais índices internacionais têm mantido a trajetória de ganhos.
Nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo, as bolsas vêm sendo impulsionadas pelo setor de tecnologia.
Além de ser resiliente contra um eventual recrudescimento da pandemia, o setor também se beneficia da postura paciente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para elevar os juros.
Nesse sentido, uma opção para quem deseja investir no setor é a família de fundos Safra Global Tech (detalhes aqui).
A estratégia busca identificar as melhores oportunidades em diferentes ramos de tecnologia, desde empresas que oferecem serviços em nuvem, até aquelas que estruturam novas formas de pagamento, passando pelos próprios fabricantes de semicondutores.
A família Safra Global Tech traz produtos enquadrados tanto como fundos de ações, com e sem proteção cambial, quanto como fundo multimercado.
Além disso, os investidores podem ganhar exposição a companhias específicas do setor, com operações estruturadas (saiba tudo sobre COEs) pela Tesouraria do Safra e que oferecem proteção do capital investido.
É o caso do COE Minimax atrelado à Amazon, um dos maiores nomes de tecnologia do mundo, e que tem gerado otimismo com a rentabilidade em novas linhas de negócio.
Mais detalhes sobre o investimento ligado à companhia de Jeff Bezos podem ser conferidos neste link.