Safra mantém recomendação de compra para ações da Eletrobras
Em relatório, banco destaca benefícios que o processo, que deve seguir cronograma traçado, pode trazer à companhia
20/10/2021Com seu processo de privatização em curso, a Eletrobras (ELET6) teve a recomendação de compra de suas ações mantida pelo Safra.
Em novo relatório, o banco reforça que a venda da empresa deve trazer vários benefícios à mesma.
Atualmente, o preço-alvo da instituição para os papéis ELET6 é de R$ 55,30.
Recentemente, o Conselho do Programa de Parceria para Investimentos (CPPI) aprovou a resolução que define o modelo de privatização da companhia.
Dentro dele está definido que o trabalhador que tiver saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderá usar os recursos para comprar ações da companhia.
O processo, agora, está sujeito à aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Benefícios com a privatização da Eletrobras
Na visão do Safra, mesmo com um cronograma apertado, a privatização da Eletrobras tem boas chances de ser concluído com sucesso no prazo estimado para o primeiro trimestre de 2022.
Entre os benefícios enxergados pelo banco com o processo estão:
- Plano de desinvestimento
- Programas de redução de custos
- Melhor alocação de capital
- Melhor gestão de passivos
De acordo com comunicado do CPPI, a participação do Governo Federal será diluída por meio da emissão de novas ações (oferta primária), representando valor de outorga de R$ 23,2 bilhões.
Se a oferta primária não for suficiente para reduzir a participação votante do governo para pelo menos 45%, deve ser realizada uma oferta secundária.
Outro destaque do modelo de privatização da Eletrobras é a inclusão de duas cláusulas principais de governança corporativa
- Poison pills (ações de desestímulo à aquisição de percentual significativo de ações), que evitariam aquisições hostis.
- Limitação para os acionistas deterem até 10% do capital votante.
Por fim, outros detalhes do processo, como a reestruturação da Eletronuclear, podem ser conferidos neste link.
Sobre a Eletrobras (ELET6)
As Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobras) é constituída sob a forma de sociedade por ações de capital misto.
A empresa tem como atribuição a promoção de estudos, projetos de construção e operação de usinas de geração, linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
A Eletrobras é responsável pela administração de programas de governo voltados para o desenvolvimento do setor elétrico.