Resultados da Porto devem evoluir no médio prazo
Pressão atual nos resultados se deve a um nível alto de sinistros em Seguro Auto, cuja normalização deve ocorrer nos próximos trimestres
09/06/2022O Banco Safra revisou as estimativas para Porto Seguro (PSSA3), incluindo os resultados para a Divisão de Seguros de Automóveis e Verticais de serviços às expectativas da instituição para os papéis da seguradora.
Segundo o banco, na nova estimativa foi elevada a taxa de desconto do modelo dividendos descontados (DDM) para 12,5%. Antes, o Safra considerava uma taxa de 12%. Com isso, o preço-alvo para a Porto Seguro passou de R$ 32 para R$ 28 por ação.
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No curto prazo, de acordo com o Safra, os resultados da companhia devem continuar pressionados por um nível mais alto de sinistros para o Seguro Auto, enquanto as verticais financeiras podem continuar enfrentando maior nível de inadimplência, na esteira da desaceleração da economia.
Mesmo assim, pondera o banco, a classificação de compra para Porto foi mantida.
Segundo o Safra, os ventos contrários para os resultados da empresa são transitórios, com destaque para o aumento de sinistros de automóveis, que aumentou com a alta dos preços dos veículos.
Projeções para os resultados da Porto Seguro
Segundo o Safra, nos próximos anos deverá ocorrer alta na receita com reajustes de preços, aumento do mercado de Seguros no Brasil e diversificação de negócios em outros verticais, como seguros de saúde e serviços financeiros.
A expectativa, pondera o banco, é de uma gradual normalização da sinistralidade do seguro Auto para níveis pré-pandemia, principalmente em 2023.
Além disso, o banco estima que os resultados financeiros melhorem nos próximos trimestres, com as seguidas altas na taxa de juros. A expectativa é de que o retorno sobre o patrimônio médio (ROAE) da companhia retorne a um bom patamar nos próximos anos, sendo 11,7% já neste ano.
Porém, para o Safra, o ano ainda não deve ser fácil para a Porto Seguro. O aumento da sinistralidade para o segmento de automóveis foi resultado dos preços mais altos dos carros, embora a empresa esteja precificando novamente o produto.
Na vertical de crédito, a qualidade deve continuar a reduzir os resultados, e, de acordo com o Safra, a Porto deve continuar a registar uma alta inadimplência no período de 90 dias, que foi de 6,2% no primeiro trimestre de 2022, em cartões de crédito e produtos de financiamento de veículos.
Do lado positivo, a maior receita financeira da aplicação de reservas técnicas pode não ser suficiente para compensar a tendência de piora operacional, com o índice de sinistralidade ainda alto.
Para 2023 a transferência do forte desempenho dos prêmios emitidos em Seguros, com normalização da depreciação nos preços dos carros, deve ajudar a sinistralidade a voltar ao patamar histórico níveis, pondera o Safra.
A íntegra do relatório do Safra para a Porto pode ser lido por este link.
Pontos positivos
- O melhor da categoria no segmento automotivo, com portfólio diversificado de marcas;
- Baixos índices de sinistros, seleção e precificação sofisticada de riscos;
- Oportunidades de crescimento no Norte e Nordeste;
- Estratégia para diversificar as receitas por meio de novos serviços (principalmente em serviços financeiros);
- Forte relacionamento com corretores;
- Estrutura de capital: a otimização está ajudando a Porto Seguro a atingir níveis recordes de Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE);
- Oportunidades de venda cruzada;
- Economia de custos e oportunidades de sinergia.
Riscos
- Concentração no segmento de automóveis;
- O segmento de automóveis é um pouco competitivo com jogadores fortes e capitalizados;
- Taxas de juros baixas podem afetar os ganhos.
Sobre a Porto Seguro
A Porto Seguro S.A é a 4º maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel e residência. Conta com uma estrutura operacional e de distribuição de cerca de 13 mil funcionários, 120 filiais e 3,6 mil agências bancárias do Itaú espalhadas por todo o país, além de aproximadamente 35 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço.
A Porto Seguro é líder no segmento de automóvel e residência no Brasil e conta com aproximadamente 8 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios. A empresa é reconhecida pelo alto nível de atendimento a clientes e corretores e pela qualidade dos serviços oferecidos.
Em novembro de 2003, a companhia ampliou sua presença no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, que oferece seguro de automóvel, seguros patrimoniais e seguros de vida (excluindo os produtos de previdência).