Rio cancela festa de réveillon por risco da variante ômicron
Prefeito Eduardo Paes anunciou neste sábado, 4, que a cidade seguirá recomendação do Estado; 20 capitais já cancelaram a festa
04/12/2021O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na manhã deste sábado, 4, o cancelamento da festa de réveillon na cidade.
O motivo é o risco do avanço da variante ômicron do coronavírus, que transmite a covid-19, pelo mundo.
Na última semana, a cidade e o Estado discutiram a situação sobre as festas de fim de ano. Pelo Twitter, Paes afirmou que a administração municipal seguirá a orientação do Estado.
Em sua postagem, Paes lamenta o cancelamento da festa de réveillon, que costuma reunir milhões de turistas nas orlas das praias do Rio, principalmente na de Copacabana.
A variante ômicron tem avançado com velocidade pelo mundo, principalmente nos países europeus, de onde chegam muitos viajantes à capital fluminense.
Até esta manhã, além do Rio, outras 19 capitais brasileiras já haviam anunciado o cancelamento da festa de ano novo. São elas:
- Aracaju
- Belém
- Belo Horizonte
- Brasília
- Campo Grande
- Cuiabá
- Florianópolis
- Fortaleza
- Goiânia
- João Pessoa
- Natal
- Palmas
- Porto Alegre
- Recife
- Salvador
- São Luís
- São Paulo
- Teresina
- Vitória
Além da falta de garantias sanitárias, Paes afirmou que “não temos como organizar uma festa dessa dimensão, em que temos muitos gastos e logística envolvidos, sem o mínimo de tempo para preparação”.
O cancelamento da festa carioca de ano novo liga o sinal de alerta para o Carnaval, que até então, está mantido pela prefeitura.
Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o risco global da variante ômicron é “muito alto”.
Porém, a entidade ainda não tem informações suficientes para definir o grau de risco de contágio e letalidade da nova cepa do coronavírus.