close

Aos 41 anos, tenista Roger Federer anuncia aposentadoria

Aos 41 anos, suíço fará última aparição na Laver Cup, na próxima semana. Com 24 anos de carreira, acumula 20 Grand Slams

Roger Federer durante jogo de tênis em Wimbledon, alusivo á sua última raquetada antes da aposentadoria

Roger Federer acumula ao longo da vida 103 títulos títulos de simples (individual) e oito de duplas | Foto: Reprodução

Após 24 anos de carreira profissional, o tenista Roger Federer anunciou sua aposentadoria nesta quinta-feira, 15. O suíço publicou um vídeo e o texto na íntegra (em inglês, veja abaixo) de seu anúncio nas mídias sociais.

Com 41 anos, Federer acumulou ao longo da vida 103 títulos títulos de simples (individual) e oito de duplas. No individual, acumula 20 títulos de Grand Slams (torneios mais importantes do circuito profissional).

Saiba mais

A última aparição profissional será a Laver Cup, torneio que será disputado em Londres, na Inglaterra, entre 23 e 25 de setembro. Na competição, tenistas europeus enfrentam atletas do resto do mundo.

Na ocasião, estarão presentes os três principais rivais de Federer ao longo de sua carreira: o espanhol Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic e o britânico Andy Murray.

Além deles, a equipe de tenistas europeus terá a presença do grego Stefanos Tsitsipas e e do norueguês Casper Ruud.

Considerado por muitos o responsável por inaugurar uma nova era no tênis masculino e o melhor da história, Federer não joga profissionalmente desde julho do ano passado.

Seu último jogo foi pelas quartas de final de Wimbledon – Grand Slam que mais venceu na carreira – quando foi eliminado pelo polonês Hubert Hurkacz.

O suíço tem sofrido há algum tempo com lesões e passou por cirurgias, o que Roger Federer deixa claro em seu discurso que foi preponderante na decisão da aposentadoria.

Roger Federer não jogava profissionalmente há mais de um ano | Foto: Reprodução/Twitter
Roger Federer não jogava profissionalmente há mais de um ano | Foto: Reprodução/Twitter

Além disso, há um mês ele deixou de integrar o ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) por estar há mais de 12 meses sem jogar.

“Como muitos sabem, nos últimos três anos eu enfrentei muitas lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar em um nível totalmente competitivo. Mas eu conheço meu corpo e seus limites, e os sinais que ele vem me dando são claros”, diz. “Estou com 41 anos, joguei mais de 1.500 partidas em 24 anos. O tênis foi mais generoso comigo e tenho que reconhecer que é a hora de encerrar minha carreira competitiva”, afirmou Federer.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra