Safra revê projeção do PIB deste ano para 3%
Estimativa se baseia na lenta recuperação do mercado de trabalho e na perda do poder de compra da população. Veja a análise
26/04/2021A lenta recuperação do mercado de trabalho com a queda do poder de compra da população e inflação acima do esperado na esteira da pandemia de covid-19 fez o Banco Safra revisar a projeção do PIB do Brasil em 2021.
Em análise divulgada nesta segunda-feira, 26, a instituição projeta que o Produto Interno Bruto brasileiro crescerá 3% neste ano e terá desdobramentos para 2022.
No início de abril, o Safra divulgou projeção de crescimento de 3,2% para o PIB do Brasil ao final de 2021. Esta é a terceira redução no indicador desde o início do ano.
Influências sobre o PIB do Brasil de 2021
De acordo com o Safra, a persistência da pandemia de covid-19, que por consequência tem restringido a mobilidade da população, é o principal fator da redução de otimismo quanto à economia.
O banco aponta que a recuperação dos postos de trabalho, principalmente no setor informal, é a mais ponto necessária para a retomada mais afetado.
Soma-se ainda o menor espaço fiscal dentro do Orçamento 2021 que o governo federal tem para investir no combate à pandemia.
Desdobramentos para 2022
Com a retomada mais lenta e crescimento da economia do Brasil em 2021 menor, o Safra projeta expansão de 1,8% PIB do país em 2022. Antes, o banco estimava alta de 2,2%.
Tudo dependerá da situação da saúde pública e do mercado de trabalho. Se houver avanço nas duas frentes, o banco prevê “um breve surto de demanda por alguns segmentos do setor de serviços no terceiro trimestre” de 2021.
No entanto, a recuperação total do nível de consumo pré-pandemia deve ficar apenas para 2022.
A análise para o PIB do Brasil em 2021 do Safra pode ser lida na íntegra por este link, dentro da Central de Conteúdo do banco.