close

Como aproveitar o potencial de alta das small caps com capital protegido

Collar Up-In Bidirecional – SMAL11, da Safra Corretora, explora ganhos em cenário de queda da Selic, e características das ações das small caps

Com o Collar Up-In Bidirecional SMAL11, o investidor ganha na alta, ou na baixa, e conta com 100% do capital investido protegido | Foto: Getty Images

Para quem deseja aproveitar as oportunidades de renda variável geradas pelo corte da taxa de juros, e ainda contar com capital garantido, a Safra Corretora disponibiliza o Collar Up-In Bidirecional – SMAL11, uma estratégia que aproveita a variação de preços do índice SMAL11, com barreiras de ganhos na alta alta e na baixa.

O cenário positivo para produtos deste tipo foi reforçado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), ao iniciar o ciclo de afrouxamento monetário na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), com o corte de 0,5% na Taxa Selic.

Saiba mais

“A preferência é para a Bolsa Brasileira, como no mês passado”, explica Rodrigo Santin, especialista em Investimentos do Banco Safra. “O cenário, como está se desenvolvendo, é o melhor para comprar na Bolsa e os gestores especializados terão muitas oportunidades“, acrescenta ele.

O especialista participou da Live do Safra Report, sobre as alocações de investimento para agosto. O vídeo está disponível no canal oficial do Safra no YouTube.

A Selic caiu, e deve seguir caindo

A mensagem do Banco Central, reforçada pela Ata da reunião do Copom, é a de que novos cortes devem ocorrer nas próximas reuniões – caso os dados de inflação sigam no cenário atual.

Santin destaca informações de um levantamento feito pela instituição que reforçam o potencial da Renda Variável: “Desde 2003, em todos os ciclos de corte de juros, depois de 12 meses, a Bolsa sempre ficou em alta. Mesmo com na pandemia de Covid-19, depois do início de corte de juros, a bolsa subiu 4%”.

As análises do Safra, que antecipou a queda de 0,50 ponto porcentual anunciada em agosto, indicam que a Selic deve fechar 2023 em 11,75% e o ano que vem em 8,75%.

Dá para investir na bolsa com menos risco?

Com o Collar Up-In Bidirecional SMAL11, o investidor ganha na alta, ou na baixa, e conta com 100% do capital investido protegido.

Entenda o funcionamento do produto:

  • Caso haja alta do índice, os ganhos vão até 33,99%
  • Caso haja queda, o ganho é limitado a 19,99% na desvalorização
  • Caso a desvalorização ultrapasse os 20%, o investidor tem o capital investido protegido e recebe o valor aplicado
  • As barreiras de alta e baixa são independentes, portanto, o acionamento de uma das barreiras não interfere na rentabilidade da outra

Para mais informações, entre em contato com a Safra Corretora.

O que é o SMAL11?

O SMAL11 é o ETF das Small Caps, uma categoria de empresas de capital aberto com baixa capitalização de mercado. Oficialmente, o SMAL11 se chama “Ishares Small Cap Fundo de Índice” e replica o desempenho do índice SMLL da B3 – que, por sua vez, se baseia em uma carteira simulada de Small Caps.

Os valores indicados no SMAL11, portanto, unem a performance das empresas listadas na bolsa com os menores valores de capitalização.

Vantagem das Small Caps

A principal vantagem das Small Caps é buscar maior retorno sobre capital investido, pelas características das empresas envolvidas. As baixas capitalização de mercado e liquidez elevam seus potenciais de crescimento.

Por outro lado, também pelas características dessas empresas, há alguns fatores que podem gerar queda dos seus valores de mercado. Small Caps acabam sendo mais expostas a cenários de vulnerabilidade econômica e costumam ter a precificação desacelerada, gerando alta volatividade.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra