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Venda menor de oncológico pressiona resultado da farmacêutica Blau

Receita chegou a R$ 365 milhões no 2º trimestre, queda de 1,5% em função do recuo de 46% nas vendas de especialidades após o pico da covid-19

Indústria Farmacêutica

O Safra mantém visão positiva para Blau, com novos produtos e reitera a recomendação de compra | Foto: Getty Images

A farmacêutica Blau (BLAU3) reportou uma redução de 1% no faturamento anual, em linha com as estimativas do Banco Safra, devido às vendas mais fracas de medicamentos de Especialidades e Oncológicos que ofuscaram o desempenho positivo de remédios biológicos, já que a comercialização de imunoglobulinas e de dermocosméticos começou a aumentar.

Além disso, a margem Ebitda caiu 750 pontos-base (0,70 ponto percentual) devido à inflação de custos e maiores despesas operacionais.

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O Ebitda atingiu R$ 120,5 milhões, queda de 20% no ano. Segundo o Safra, ainda assim, a administração está mais otimista em relação ao segundo semestre de 2022 em relação ao desempenho de Especialidades e Oncológicos, pois os produtos lançados recentemente apresentam margens superiores à média da empresa e as vendas de imunoglobulinas devem continuar crescendo.

Além disso, a empresa continua investindo em suas capacidades de produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). No segundo trimestre foram lançados quatro produtos e a empresa solicitou o registro de outros 9 produtos.

Com isso, o Safra continua com uma visão positiva das perspectivas de longo prazo da Blau, com novos produtos e maior capacidade de produção, e portanto, reitera a recomendação de compra para a ação.

As especialidades ainda conduzem à redução da receita. A receita líquida totalizou R$ 365 milhões, queda de 1,5% na comparação anual, como a estimativa do Safra, principalmente devido à queda de 46% nas vendas de especialidades que foram positivamente impactadas no segundo trimestre de 2021 por produtos relacionados à covid-19.

O segmento oncológico foi o outro infrator com queda de 22% no ano como resultado de preços mais baixos devido à maior concorrência.

Esse desempenho negativo foi parcialmente compensado pelo crescimento de 41% nos biológicos devido ao aumento das vendas de imunoglobulinas, ainda que abaixo dos níveis pré-pandemia, e R$ 70 na entrega de epoetina alfa ao público.

 A receita de outros também aumentou 51% como resultado de um desempenho positivo no varejo e dermocosméticos.

A margem bruta atingiu 45,6%, queda de 685bps no ano, apenas 38bps abaixo do Safra, devido ao impacto da inflação nas matérias-primas combinado com um ambiente competitivo mais acirrado (preços mais baixos) e mix de vendas – maior participação de Biológicos e Outros.

O lucro bruto totalizou R$ 166,6 milhões, queda de 14,4% no ano, apenas acima 1,4% ante a estimativa do Safra. As despesas operacionais aumentaram 4% na comparação anual, em consenso com o banco devido às maiores despesas de marketing e equipe de vendas e despesas gerais e administrativas, que ficou mais robusta pós-IPO e as despesas com P&D permaneceram estáveis em aproximadamente 3% da receita. 

Consequentemente, a margem EBITDA ficou em 33%, uma queda de 750bps no ano, e apenas 10bps abaixo de nossas estimativas.

O EBITDA atingiu R$120,5 milhões, queda de 20% no ano, mas em linha com as estimativas do banco. O lucro líquido totalizou R$ 112 milhões, 13% acima do ano anterior, impactado positivamente pela variação cambial do caixa da empresa em dólares e impostos mais baixos.

Vale a pena investir em BLAU3?

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Quais são os riscos ao investir em BLAU3?

  • Atrasos no processo de credenciamento de medicamentos;
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Sobre a Blau

A Blau (BLAU3) é uma empresa do ramo farmacêutico, além de ser uma das líderes no segmento institucional e contar com um portfólio de fármacos de alta complexidade e marca própria. A empresa está presente em 6 países e adota um moderno complexo farmacêutico.

O mercado de atuação da Blau (BLAU3) é bastante focado no segmento institucional, incluindo clínicas, hospitais, centros de tratamento e instituições de saúde de todas as esferas.

Em 2020 a Blau (BLAU3) contava com um mercado estimado em mais de R$ 4 bilhões, dispondo de marcas como Omeprazol, Propofol e Botulim. A empresa também contava com parcerias com mais de 7 mil redes hospitalares, 5 mil hospitiais e clínicas, mais de 300 clínicas oncológicas e mais de 300 centros de nefrologia, conforme dados do IQVIA.

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