close

Carros elétricos podem alcançar liderança das vendas globais em 2030

China tem a maior frota de veículos elétricos do mundo e montadora BYD, com ações no mercado, é opção para que quer diversificar investimentos

BYD superou liderança histórica da VW na China; é possível investir na empresa com capital protegido | Fonte: Reprodução Facebook

BYD superou liderança histórica da VW na China; é possível investir na empresa com capital protegido | Fonte: Reprodução Facebook

De acordo com um estudo recente da Agência de Energia Internacional (IEA), as vendas de veículos elétricos podem superar os modelos movidos a combustíveis fósseis já em 2030. O crescimento é liderado pela China, onde a multinacional local BYD tornou-se líder global de vendas de automóveis 100% elétricos.

O crescimento do mercado é exponencial. Foram 10 milhões de unidades de veículos elétricos comercializadas em 2022, representando 14% do total em todo mundo. Em 2020 o porcentual foi de apenas 4%, com aproximadamente 3 milhões de unidades.

O número veículos vendidos em 2023 manteve a curva de crescimento e se aproximou de 14 milhões, com cerca de 18% do total mundial. Com as projeções de crescimento mantidas, segundo a IEA, carros elétricos serão a maioria de vendas em 2030, com participação de 60%.

Frota elétrica mundial tem liderança nórdica

A Noruega tem a frota mais eletrificada do mundo em termos porcentuais. Com 88% dos veículos com essas características, o país está ao menos dez anos à frente do restante do mundo, com incentivos à eletrificação desde a década de 1990.

Na Noruega, facilidades de impostos, estrutura para carregamento e vagas reservadas em estacionamentos estimulam o mercado dos elétricos | Reprodução

Na sequência aparecem Islândia, com 70%, e mais três países nórdicos: Suécia com 54%, Dinamarca com 39% e Finlândia com 38%. Todos tiveram políticas de incentivo fiscal e facilitações para alcançar a esses índices.

Avançando no ranking, há outros países europeus como Suíça, Bélgica, Alemanha e Holanda, variando na faixa dos 30% de frota eletrificada.

China tem a maior frota elétrica do mundo

A Europa mostra estabilidade, os EUA retomaram o crescimento e os mercados emergentes veem um crescimento promissor. Neste momento, é para a China que os olhares estão apontados.

O país asiático tem atualmente a oitava frota mais eletrificada do mundo em percentual, com 29%. Pelo tamanho do mercado, contudo, já é a maior frota elétrica do mundo em números absolutos. Os incentivos financeiros vêm desde 2009 para a fabricação de automóveis para diversos fins, desde veículos de passeio até ônibus e táxis. Além disso, a China oferece incentivos substanciais para novos compradores de veículos elétricos.

Neste cenário, destaca-se uma empresa com valor de mercado de US$ 75 bilhões e que superou as vendas da Tesla, de Elon Musk, pela primeira vez no final de 2023. A BYD vendeu mais de três milhões de veículos eletrificados no ano, um crescimento de 61,8% no comparativo com 2022.

Saiba mais

Dos três milhões de veículos da marca, aproximadamente 2,5 milhões foram vendidos em solo chinês. O número leva a empresa a outro feito histórico, superando a Volkswagen após quatro décadas de liderança da montadora alemã na China e fazendo a “dona da casa” alcançar a primeira posição em vendas no ranking geral pela primeira vez.

Dolphin, modelo da BYD que ganhou prêmios e liderou vendas no Brasil | Divulgação BYD

O domínio em vendas também pode ser visto no Brasil, que ainda tem números bem mais tímidos. Dos quase 20 mil veículos elétricos comercializados em 2023, mais da metade foram da montadora chinesa.

É possível comprar ações da BYD com proteção

O momento do mercado automobilístico global abre possibilidades de uma estratégia relevante para diversificação internacional de portfólio com investimento nos papéis da montadora chinesa. A BYD tem capital aberto desde 2002 e há opções de investimento no mercado que oferecem capital protegido e nenhuma interferência da variação cambial.

O J Safra Veículos Elétricos, do Banco Safra, é exclusivo para clientes da instituição e faz parte da família de produtos J Safra Global Solutions. O desenho inclui a possibilidade de aproveitar o crescimento das ações da empresa. Além disso, o produto conta com a garantia de capital investido para eventuais desvalorizações dos papéis e não sofre com a variação cambial.

O investimento é atrelado às ações da BYD (BYD CO LTD-H [1211 HK Equity]) e conta com um limitador no ganho na alta do ativo em 133%. No COE, o cliente ganhará o percentual de alta do ativo multiplicado pela aderência de alta, de 100% com rentabilidade máxima de 33% no período de 24 meses a partir da emissão.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra