close

Metaverso abre as portas virtuais para o mundo real dos investimentos

Ambiente onde o virtual e o real se conversam é utilizado por grandes empresas para venda de itens e experiências exclusivas e por usuários para a negociação de ativos que se valorizam conforme a utilidade e o tempo

Mulher com óculos de realidade virtual na frente de laptop com mãe apontada para cima, alusivo à uma reunião no metaverso

Investidores podem movimentar recursos ligados ao metaverso negociando criptomoedas, como o Bitcoin, fundos de índice (ETFs) ligados à criptoativos e vendendo NFTs | Foto: Getty Images

O metaverso entrou no radar dos investidores de todo o mundo. Desenvolvido para ser um espaço onde o mundo virtual e o real se conversam, o ambiente capturou a atenção de grandes corporações, além das gigantes de tecnologia – as chamadas big techs.

Estimativa da empresa Grayscale Investments mostra que o metaverso oferece US$ 1 trilhão em potencial de receitas às companhias, abrindo grandes oportunidades especialmente nos setores de games, turismo e varejo.

Saiba mais

Neste novo mercado virtual os investidores podem movimentar recursos negociando criptomoedas, como o Bitcoin, fundos de índice (ETFs) ligados à criptoativos e oferecidos por instituições financeiras sólidas e comprando e vendendo NFTs.

Um bom exemplo que une negócios e investimentos é a Adidas, que lançou uma coleção de roupas para serem usadas no metaverso. A empresa vende suas peças para que usuários as utilizem de forma exclusiva com seus avatares. O avatar é a representação virtual de um ser real. Geralmente, os NFTs se valorizam rapidamente após serem comprados e sua atribuição de valor se dá assim como acontece com quadros, esculturas e outras obras de arte.

As vendas das roupas da marca alemã acontecem via negociação de NFTs (tokens não-fungíveis), que são certificados digitais exclusivos que concedem os direitos de imagem, vídeo ou outra forma de mídia online. Os NFTs são apoiados sobre a rede blockchain (saiba o que é essa tecnologia). A maioria dos tokens é negociada por meio da criptomoeda Ethereum, segunda mais movimentada no mundo atrás apenas do Bitcoin.

Abra sua conta

Outro nicho que utiliza a compra e venda de NFTs em larga escala é o de games. Mundos virtuais como Roblox e The Sandbox promovem enorme interação social entre os usuários, que podem competir em diversos tipos de jogos, negociar itens e até utilizar acessórios de marcas de luxo, como da Burberry, que tem suas roupas disponíveis para o uso virtual no Roblox.

Sobre o turismo, o metaverso oferece oportunidades às pessoas de estarem em locais que nunca estiveram e que, talvez, nunca poderão estar, seja por questões logísticas ou financeiras. Nesse caso, é necessário utilizar equipamentos como óculos e fones de realidade virtual e aumentada para explorar os locais.

Esses espaços, inclusive, têm servido de palco para shows de artistas renomados, como dos rappers estadunidenses Travis Scott e Snoop Dogg e das bandas Imagine Dragons e BTS. Aí se mostra mais uma forma de monetização do metaverso com o entretenimento.

Como acessar e investir no metaverso

Para acessar o metaverso é necessário apenas um computador. No entanto, algumas aplicações desse ambiente podem demandar grande capacidade de processamento do PC, principalmente jogos que utilizam óculos e outros aparatos de realidade virtual.

No caso das plataformas, a maioria delas oferece acesso facilitado aos usuários via sistemas próprios que podem ser acessados diretamente no navegador de internet, exigindo apenas um cadastro simples. Algumas das plataformas do metaverso mais populares atualmente são:

  1. Roblox

  2. Decentraland

  3. The Sandbox

  4. Stageverse

  5. Spatial

Por este link é possível acessar todas as páginas de entrada das plataformas acima.

Para investir, há a possibilidade de o investidor aplicar em ETFs ligados a companhias que atuam no ambiente virtual. No Brasil, estes ativos são negociados na B3, a bolsa de valores brasileira. Dessa forma, estão sujeitos à regulação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o que traz tranquilidade e segurança para os investidores.

Por fim, é possível comprar e vender criptomoedas e NFTs em plataformas destinadas a essas negociações.

No caso das criptomoedas, as aplicações devem ser feitas via corretora de criptoativos (exchanges) e o depósito dos ativos feito em uma carteira digital específica para esse fim. Existem ETFs relacionados às moedas virtuais.

Sobre os NFTs, o marketplace OpenSea traz uma gama enorme de tokens negociados em todo o mundo, sendo um dos espaços mais populares hoje para esse fim. Também é necessário que o investidor tenha uma carteira digital voltada a isso, como as da MetaMask, Coinbase e Binance.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra