close

Setor de commodities energéticas é a aposta do mercado para o momento

Alocação recomendada no atual momento fica em empresas ligadas a commodities energéticas e sem ligação política e no setor financeiro

Cotações

A reação dos mercados à fala do Biden foi boa, e os futuros americanos inverteram a queda e fecharam em alta | Foto: Getty Images

Chegamos ao último dia útil de fevereiro e nem a proximidade do feriado de Carnaval consegue melhorar os ânimos nas mesas de operações ao redor do mundo. O mês ficará marcado para sempre pela invasão da Rússia à Ucrânia, que em pouco tempo de conflito já minou todas as forças de resistência e caminha para a tomada de Kiev nas próximas horas e, consequentemente, do país, concluindo o primeiro passo do plano de Putin de derrubar o governo vizinho.

A tensão entre Ocidente e Rússia continua aumentando, trazendo incerteza e volatilidade para os mercados e obrigando os investidores a migrarem seu capital para a segurança do dólar, metais preciosos e títulos públicos.

Saiba mais

Enquanto a Rússia avança suas tropas e materializa o conflito armado, o Ocidente prefere contra atacar por meio de sansões econômicas contra o gigante do Leste Europeu. Na tarde de ontem, o Presidente dos EUA anunciou mais medidas contra alguns bancos russos e empresas de tecnologia, guardando ainda sua principal munição, que seria retirar a Rússia dos sistemas de pagamentos mundiais. Não se sabe se a decisão foi uma forma de manter uma carta na manga ou um receio de que a medida prejudique mais a economia global do que propriamente o alvo.

Reação do mercado à fala de Biden foi positiva

A reação dos mercados à fala do Biden foi boa. Os futuros americanos inverteram a queda e fecharam em forte alta. A Europa e a Ásia não conseguiram pegar a volta, mas devem aproveitar ao longo do dia.

Na esteira das tensões, o Petróleo, assim como as commodities energéticas, continua em alta, tendo atingido US$ 100,00 ontem, maior valor em 7 anos.

No Brasil, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel em todo o país, registrou inflação de 1,83% em fevereiro deste ano, taxa próxima da observada em janeiro (1,82%).

É importante nesse contexto prestar atenção às reuniões dos Bancos Centrais pelo mundo, na visão do Safra, o maior gatilho do mercado em termos econômicos. Além disso, resultado de PETR4 veio em linha com as expectativas. Já o de VALE3 veio ligeiramente acima do esperado, mas um provisionamento por conta de Brumadinho incomodou os investidores.

Para cumprirmos a nossa missão de analisar as oportunidades do mercado, atualmente nos apoiamos em momentos históricos análogos ao que estamos vendo no mundo para tomar um posicionamento. Mais do que nunca, nossa alocação preferida fica em empresas ligadas a commodities energéticas e sem ligação política e no setor financeiro, nessa ordem de preferência.

Fica nossos desejos que o mundo encontre uma solução pacífica para os conflitos e que todos tenham um ótimo Carnaval!

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra