close

Ibovespa tem quarto pregão seguido de alta com impulso de Vale e Petrobras

Decisão da China de manter juros inalterados impulsionou preço de commodities e os papéis da Vale e Petrobras

Ibovespa pregao

Ibovespa se descolou mais uma vez dos mercados mundiais e subiu puxado por Vale e Petrobras | Foto: Getty Images

O Ibovespa se descolou das bolsas internacionais e engatou o quarto pregão seguido de alta. O bom desempenho das ações ligadas às commodities explica a valorização do índice, que fechou a segunda-feira em alta de 1,22%, aos 108.232 pontos.

Apesar dos dados ruins da economia chinesa em abril, o mercado manteve o foco na decisão do governo chinês de não imprimir um aperto monetário, mantendo os juros inalterados. Essa medida estimula a economia e com isso o preço do minério de ferro disparou nesta segunda-feira. A ação da Vale subiu 3,35%, e as da Petrobras subiram 0,99% (PETR4) e 2,76% (PETR3). A Dow Jones subiu 0,09%, aos 32,2 mil pontos; a S&P 500 recuou 0,39%, aos 4 mil pontos e a Nasdaq caiu 1,2%, aos 11,6 mil pontos.

Saiba mais

O contrato de minério de ferro mais negociado, para entrega em setembro, na bolsa de commodities de Dalian, na China, encerrou as negociações em alta de 3,9%, a 834,50 yuans ( US$ 122,80 ) a tonelada, após registrar sua maior perda semanal em quase três meses na sexta-feira.

“Há sinalização do governo chinês de que devem estimular a economia, com o corte taxas do mercado hipotecário, isso estimula a construção civil e traz preço do minério para cima”, disse Rafael Foscarini, da Belo Investment Research.

Foscarini pondera, no entanto, que essa medida vem depois dos dados de atividade ruins em abril em função do avanço do coronavirus. “Maio deve trazer alguma alívio nesses números com a melhora do cenário pandêmico chinês e isso faz o mercado ficar mais otimista”, disse.

Wagner Varejão, especialista da Valor Investimentos, disse que as medidas na China para destravar a economia estão no radar dos investidores no mundo, assim como as decisões de aperto monetário para controlar a inflação, principalmente do governo americano.

“O Ibovespa abriu descolado do ambiente negativo que segue no exterior e a dinâmica que afeta os mercados globais é o juros americanos”, disse Varejão. “O esforço que o Fed  (Federal Reserve) vai fazer para pulsar a economia deve ditar os negócios nesta semana, além das medidas da China para destravar a cadeia de produção.”

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra