Seguro de vida é investimento?
A segurança financeira fornecida pelo seguro de vida pode ser considerada um investimento para quem quer aplicar pensando no futuro
13/06/2023O seguro de vida é um assunto de extrema importância e relevância para quem busca proteção financeira e tranquilidade para seus familiares, dependentes e até para si mesmo.
Sobre este assunto, uma pergunta é bastante comum para quem investe pensando no futuro: é possível considerar o seguro de vida um investimento?
A seguir, vamos entender como a modalidade funciona e como escolher o seguro de vida ideal.
O que é seguro de vida?
O seguro de vida é um contrato com o objetivo de oferecer segurança financeira para o segurado e seus familiares em caso de falecimento, incapacidade permanente ou temporária.
A indenização é um valor predeterminado, designado a uma pessoa indicada como beneficiária, estabelecidos no momento da contratação.
Dessa forma, este montante é voltado para a proteção do padrão de vida e resguardo das finanças do segurado e/ou seus beneficiários nos casos determinados no contrato.
Tipos de seguro de vida
Existem diferentes modalidades de seguros, cada uma adaptada aos objetivos específicos do segurado. Conheça algumas das modalidades:
- Seguro de vida individual ou familiar
É o tipo mais comum, que pode abranger tanto o segurado quanto seus dependentes.
Geralmente, ele oferece proteção financeira em caso de falecimento, além de opções de cobertura para invalidez e doenças graves.
Em outras palavras, pode assegurar a estabilidade financeira do núcleo familiar em momentos de adversidade.
- Seguro de vida empresarial
Esse tipo de seguro é voltado para proteger os colaboradores de uma empresa.
Ou seja, ele oferece cobertura em caso de morte ou invalidez do segurado adquirida durante o período de trabalho na empresa contratante.
Além de proporcionar segurança financeira, esse tipo de seguro demonstra preocupação com o bem-estar dos funcionários e seus familiares.
- Seguro de vida resgatável
Diferente dos seguros tradicionais, essa modalidade permite que o segurado resgate o valor investido no pagamento mensal da apólice.
Além disso, o segurado pode contar com as coberturas previstas no contrato normalmente.
Dependendo das condições da seguradora, o resgate do montante também pode ser permitido em casos de cancelamento do produto ou fim do período contratado, por exemplo.
Saiba mais
- Entenda o que é resiliência financeira e como ela pode melhorar sua vida
- Mercado de seguros cresce 8,7% até abril, com destaque para o setor automotivo
- Novo título do Tesouro ajuda a planejar renda extra na aposentadoria
Seguro de vida é investimento?
Embora o seguro de vida funcione como um mecanismo de proteção financeira, em sua essência, não podemos dizer que ele é um investimento tradicional.
Afinal, um produto de investimento tem como objetivo gerar lucro ou trazer retorno financeiro para o investidor, já o seguro busca manter a estabilidade econômica dos beneficiários, em caso de algum imprevisto grave.
Apesar disso, o seguro de vida resgatável tem algumas características de investimento, por exemplo.
Parte do valor pago mensalmente, para este seguro, é destinado a uma reserva financeira que pode ser resgatada ao final do contrato, caso não haja utilização do valor para indenizações.
Como escolher um seguro?
É muito importante esclarecer todas as dúvidas e saber exatamente o que precisa contratar ao escolher o melhor seguro de vida.
Dessa forma, leve em consideração alguns fatores para garantir a melhor opção para suas necessidades e objetivos. Algumas dicas importantes incluem:
- 1. Avaliar suas necessidades: Quais são as coberturas e valores adequados para garantir a proteção financeira desejada? Considere sua situação familiar, renda e objetivos futuros.
- 2. Pesquisar e comparar: Faça uma pesquisa detalhada sobre as seguradoras e seus produtos, analisando os valores das apólices, as coberturas oferecidas e a reputação da empresa no mercado.
- 3. Analisar as condições do contrato: Leia atentamente as cláusulas do contrato, prazos, exclusões de cobertura e outras condições. Entenda todas as informações antes de assinar o contrato.
- 4. Consultar um especialista: Caso tenha dúvidas ou precise de orientação adicional, busque a ajuda de um corretor ou consultor financeiro, que poderá auxiliá-lo na escolha mais adequada.
Conheça o portfólio de seguros do Safra
Garantir a segurança financeira dos seus entes queridos é uma forma de cuidar do que realmente importa: o bem-estar daqueles que amamos.
Clique aqui e saiba mais sobre o portfólio de seguros do Safra.