Brasil já tem ouro e chega a quatro medalhas em Tóquio
País faz bonito nas piscinas e Gabriel Bandeira conquista o primeiro ouro brasileiro no Japão. Daniel Dias chega a 25ª medalha na história
25/08/2021Com direito a uma quebra de recorde, a delegação do Brasil chega ao final do primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Tóquio com quatro medalhas (1 ouro, 1 prata e 2 bronzes).
O responsável por trazer a primeira medalha dourada para o País nesta quarta-feira, 25, foi o nadador Gabriel Bandeira, de 21 anos, que venceu a disputa 100m borboleta, pela classe S14 (para atletas com deficiência intelectual).
Gabriel fechou a prova com o tempo de 54s76, marca que também valeu o novo recorde paralímpico da prova.
Além desta, o nadador participará de outras cinco provas em Tóquio 2020.
Até os 11 anos de idade, Gabriel, natural de Indaiatuba (SP), competia na natação convencional.
Após algumas dificuldades de evolução nos treinamentos, ele foi submetido a alguns testes, que constataram uma deficiência intelectual.
Consagrados do Brasil nos Jogos Paralímpicos
Além de Gabriel Bandeira, o Brasil teve mais glórias nos Jogos Paralímpicos nesta quarta.
A lenda da natação Daniel Dias conquistou a sua 25ª medalha paralímpica da carreira. Dessa vez, foi o bronze nos 200m livres classe S5.
Medalharam ainda no primeiro dia de competições: Gabriel Geraldo, 19 anos, (natação, 100m costas, classe S2), com a prata; e Phelipe Rodrigues (natação, 50m livres, classe S10), com o bronze.
Saiba mais
- Jogos Paralímpicos de Tóquio: tudo sobre a participação do Brasil
- O sucesso do Flamengo nos Jogos Olímpicos de Tóquio
- Miraitowa veste azul, e Someity, rosa; conheça os mascotes olímpicos