close

Mudanças climáticas e impacto nas cidades são tema de exposição em SP

Museu Catavento recebe até 14 de novembro a mostra "O Dia Seguinte", com visitação gratuita mediante agendamento prévio

Duas pessoas de costas observando tela da exposição "O Dia Seguinte", sobre mudanças climáticas

Exposição traz linha do tempo de como a humanidade utilizou o transformou os recursos naturais e modelos de cidades do futuro | Foto: Anette Alencar/Divulgação

O Museu Catavento, da cidade de São Paulo, abre ao público a partir desta quinta-feira, 14, uma exposição que discute as mudanças climáticas e suas consequências sobre os centros urbanos.

Cheia de espaços lúdicos e sensoriais, a mostra “O Dia Seguinte” tem classificação indicativa livre estará aberta à visitação gratuita no museu até 14 de novembro. O espaço funciona de terça a domingo, sempre das 9h às 17h.

Para visitar, basta realizar o agendamento de segunda a sexta-feira, também entre 9h e 17h, pelos telefones: (11) 3246-4067/4140/4167.

Indicada principalmente a crianças e jovens, a exposição traz uma linha do tempo de como a humanidade utilizou o transformou os recursos naturais do planeta.

Com isso, são apresentadas possíveis soluções para as principais questões que envolvem as mudanças climáticas tão debatidas atualmente.

Sendo assim, a mostra parte de dois pontos para abordar os impactos dessas mudanças sobre os centros urbanos: a cidade que queremos e a que não queremos.

Mais sobre mudanças climáticas

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as cidades ocupam apenas 3% da superfície do planeta, mas consomem 70% de toda a energia gerada no mundo.

Dessa forma, a exposição entrega aos visitantes explicações de como os modelos de desenvolvimento urbano impactam positiva e negativamente o clima.

Nesse sentido, são abordados os seguintes temas:

  • Infraestrutura

  • Paz e segurança

  • Saúde

  • Igualdade de gênero

  • Justiça climática

  • Direitos humanos

  • Segurança alimentar

  • Energia

Detalhes de "O Dia Seguinte", em exposição no Museu Catavento, na capital paulista | Foto: Anette Alencar/Divulgação
Detalhes de “O Dia Seguinte”, em exposição no Museu Catavento, na capital paulista | Foto: Anette Alencar/Divulgação

A vivência da exposição passa por cinco módulos que unem informações em projeções, pisos de LED, telas interativas, animações, jogos e experiências empíricas.

Além disso, “O Dia Seguinte” conta ainda com painéis que falam sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU e que norteiam a jornada de sustentabilidade para os setores público e privado de todo o mundo.

“Durante toda a exposição, nós buscamos trazer o passado, o presente e as possibilidades futuras para que o público possa refletir os caminhos que estamos tomando como sociedade”, explica Felipe Lobo, realizador do evento.

Por fim, mais informações sobre a exposição “O Dia Seguinte” podem ser conferidas por este link.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra