Mudanças climáticas e impacto nas cidades são tema de exposição em SP
Museu Catavento recebe até 14 de novembro a mostra "O Dia Seguinte", com visitação gratuita mediante agendamento prévio
14/10/2021O Museu Catavento, da cidade de São Paulo, abre ao público a partir desta quinta-feira, 14, uma exposição que discute as mudanças climáticas e suas consequências sobre os centros urbanos.
Cheia de espaços lúdicos e sensoriais, a mostra “O Dia Seguinte” tem classificação indicativa livre estará aberta à visitação gratuita no museu até 14 de novembro. O espaço funciona de terça a domingo, sempre das 9h às 17h.
Para visitar, basta realizar o agendamento de segunda a sexta-feira, também entre 9h e 17h, pelos telefones: (11) 3246-4067/4140/4167.
Indicada principalmente a crianças e jovens, a exposição traz uma linha do tempo de como a humanidade utilizou o transformou os recursos naturais do planeta.
Com isso, são apresentadas possíveis soluções para as principais questões que envolvem as mudanças climáticas tão debatidas atualmente.
Sendo assim, a mostra parte de dois pontos para abordar os impactos dessas mudanças sobre os centros urbanos: a cidade que queremos e a que não queremos.
Mais sobre mudanças climáticas
- As Soluções Baseadas na Natureza em Glasgow
- Eletrificar os transportes para emitir zero carbono
- COP26: a importância da Conferência sobre Mudanças Climáticas
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as cidades ocupam apenas 3% da superfície do planeta, mas consomem 70% de toda a energia gerada no mundo.
Dessa forma, a exposição entrega aos visitantes explicações de como os modelos de desenvolvimento urbano impactam positiva e negativamente o clima.
Nesse sentido, são abordados os seguintes temas:
- Infraestrutura
- Paz e segurança
- Saúde
- Igualdade de gênero
- Justiça climática
- Direitos humanos
- Segurança alimentar
- Energia
A vivência da exposição passa por cinco módulos que unem informações em projeções, pisos de LED, telas interativas, animações, jogos e experiências empíricas.
Além disso, “O Dia Seguinte” conta ainda com painéis que falam sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU e que norteiam a jornada de sustentabilidade para os setores público e privado de todo o mundo.
“Durante toda a exposição, nós buscamos trazer o passado, o presente e as possibilidades futuras para que o público possa refletir os caminhos que estamos tomando como sociedade”, explica Felipe Lobo, realizador do evento.
Por fim, mais informações sobre a exposição “O Dia Seguinte” podem ser conferidas por este link.