close

Bolsa sobe 3,15% na semana, após bons resultados de grandes empresas

A Bolsa fechou a semana nos 108.463 pontos, puxada pelo balanço da Petrobras e outras grandes empresas; veja as que mais subiram e as maiores quedas

Gráfico do mercado financeiro

Resultado da Petrobras, que surpreendeu o mercado, aliado ao otimismo no cenário macroeconômico sustentaram a Bolsa no azul | Foto: Getty Images

Em uma semana marcada pela divulgação de índices de inflação no Brasil e outras economias importantes e de resultados de grandes empresas, o Ibovespa apresentou mais uma alta. A Bolsa ganhou 3,15%, aos 108.463 pontos.

Segundo Cauê Pinheiro, estrategista do Banco Safra, o que sustentou o Ibovespa no azul foram os balanços financeiros de grandes empresas, especialmente a Petrobras, que surpreenderam o mercado.

Saiba mais

“Os resultados de Petrobras, Braskem, EcoRodovias, empresas do setor de utilidades básicas como Copel, Sanepar, Sabesp e CPFL vieram bem melhores do que o esperado”, disse Pinheiro.

Na quinta-feira, a Petrobras divulgou lucro de R$ 38,1 bilhões no primeiro trimestre. Influenciado pela queda de 7% do preço do petróleo no mercado internacional, o resultado divulgado é 14,4% inferior ao de um ano atrás, quando a estatal começou a ser beneficiada pela disparada no preço do barril com a guerra da Ucrânia.

Ontem, o conselho de administração da estatal aprovou a distribuição de R$ 24,7 bilhões em dividendos aos acionistas.

“Além disso, o que movimentou o mercado nesta semana foi o melhor humor do mercado com as pautas que devem ser passadas no Congresso, como o arcabouço fiscal. A expectativa é de que deputados e senadores devem ponderam as decisões mais radicais”, disse Pinheiro.

Segundo ele, a ata do Copom e os dados de inflação, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não deram fôlego à Bolsa nesta semana. “O IPCA veio acima do esperado e a ata reforçou o discurso de que os juros não devem cair no curtíssimo prazo. Isso não ajudou o Ibovespa”, ressaltou.

Apolo Duarte, da AVG Capital, também afirmou que as várias divulgações de balanços mexeu com o Ibovespa. “Tivemos o balanço divulgado da Petrobras, que veio melhor que o esperado e com o dividendo bilionário, continuou com alta forte e foi o que está segurando basicamente o índice Ibovespa no positivo na sexta-feira”.

Maiores altas e baixas do Ibovespa na semana

Entre as maiores altas do Ibovespa na semana, a ação da holding de educação superior Yduqs foi a que mais subiu. O papel da companhia disparou 34,20% após apresentar bons números no primeiro trimestre, segundo Pinheiro.

“Os balanços das empresas de educação Yduqs e Cogna mostraram que o pior já passou. Já a Locaweb veio com um desempenho muito bom, com crescimento de vendas, mas agora com melhores margens.” Locaweb e Cogna subiram 23,15% e 14,22%, respectivamente.

Completam a lista de melhores desempenhos da semana as ações da Sabesp, que cresceu 13,39%, e Natura, que ganhou 17,75%.

No lado negativo do Ibovespa, o papel que mais perdeu foi o da JBS. Segundo Pinheiro, a companhia teve um desempenho muito ruim no primeiro trimestre.

“Todos os segmentos mostraram piora de resultados e margens com aumento de custos de insumos e desequilíbrio de oferta e demanda. Mas parece que o pior já passou”, afirmou. A companhia perdeu 11,71%.

As ações de empresas mais ligadas às commodities também tiveram um desempenho ruim na semana. Vale perdeu 1,39%, Gerdau, 2,14% e Metalúrgica Gerdau, 2,42%. “Estes papéis caíram com dados mais fracos da economia chinesa”, disse Pinheiro.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra